Cardiologia Pediatrica

Tem como objetivo principal entender a queixa do pequeno paciente e realizar o exame cardiológico da criança através do exame físico, com ênfase na análise da coloração da pele e mucosas, ausculta cardíaca com estetoscópio e palpação de pulsos e fígado. Porem desde a infância até a maturidade, todo paciente que vem até a MedCor  a procura de um Cardiologista Pediátrico pode contar com o suporte de um profissional altamente capacitado, exames de imagens e gráficos de alta resolução e performance, dentro de uma  excelente infraestrutura com todo conforto em um ambiente agradável e atendimento humanizado.

A IMPORTÂNCIA DOS EXAMES PARA CRIANÇAS QUE PRATICAM ESPORTES 

Quando pensamos em crianças e prática desportiva, a associação mais clara é que os dois são grandes aliados. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados antes de matriculá-las em atividades físicas. Exames simples de rotina, feitos por um pediatra, podem apontar possíveis doenças que transformam os exercícios em potenciais inimigos. “É um erro pensar que só porque são crianças, não têm nenhum tipo de problema.”

Má-formações congênitas, arritmia, lesões obstrutivas do coração e doenças em que o músculo cardíaco aumenta são as mais perigosas para quem faz esportes com intensidade. Elas podem ser detectados ainda na infância e prevenir problemas mais graves.  Isso não impede a prática uma atividade física, mas muda a forma como deve ser feita. É ideal que os pais invistam na prevenção desde a infância.

EXAMES MAIS COMUNS
Eletrocardiograma: O exame serve para analisar ou verificar doenças cardíacas, em especial arritmia. Nele, um aparelho registra as alterações de potencial elétrico entre partes diferentes do corpo, geradas a partir da atividade elétrica do coração.

Ecocardiografia: Utilizando um aparelho de ultrassom é possível ver a estrutura e o funcionamento do coração. Além disso, por meio de uma escala de cores o médico consegue identificar a direção do fluxo do sangue dentro das cavidades do órgão.

Teste ergométrico: Permite avaliar a capacidade cardiorrespiratória da pessoa durante a prática de alguma modalidade de esforço físico. Os médicos monitoram o paciente com auxílio do eletrocardiograma enquanto fazem esteira ou bicicleta. O esforço é feito gradualmente e o paciente é avaliado desde o repouso.

Holter: É um aparelho portátil que monitora continuamente o coração do paciente por 24 horas ou mais. Com ele é possível observar arritmias cardíacas ocasionais que seriam mais difíceis de ser identificadas em um exame de curta duração como o eletrocardiograma.