Infectologia

Especialidade médica que se ocupa do estudo das doenças causada por diversos patógenos como príons, vírus, bactérias, protozoários, fungos e animais. A infectologia também é chamada de “doenças infecto-parasitárias” (DIP) ou “moléstias infecciosas e parasitárias” (MIP).. O paciente com alguma suspeita de doença infecciosa irá encontrar na MedCor com um especialista acostumado a tratar infecções de várias regiões do corpo, capaz de fazer portanto, uma avaliação médica geral. O Infectologista atua na prevenção primária (educação em saúde, vacinação, etc.) e secundariamente no tratamento de doenças infecciosas e prevenção de incapacidade.

QUANDO PROCURAR POR UM INFECTOLOGISTA ?

O desconhecimento sobre o campo de atuação do médico infectologista faz com que, na maioria das vezes,  a população procure outras especialidades médicas quando acometida por doenças infecciosas. Por exemplo, pacientes com suspeita de pneumonia, em geral procuram um pneumologista, com hepatite viral um gastroenterologista, com cistite ou pielonefrite (infecção urinária na bexiga ou rim), um nefrologista ou urologista, com meningite um neurologista, com Piodermite (infecção na pele) um dermatologista e assim por diante.

Como as infecções quase sempre acometem preferencialmente um determinado órgão, o paciente intuitivamente procura o especialista responsável pelo tratamento de doenças daquele órgão. Ocorre que, embora muitos destes profissionais estejam capacitados a resolver o problema, por outras vezes o especialista procurado é especialista no órgão e não no tratamento da infecção do órgão. Assim, não são raros os casos que chegam ao infectologista encaminhados por outros médicos, com atraso diagnóstico ou somente quando já aparecem complicações no tratamento ou pela falta deste.